segunda-feira, 6 de abril de 2015

O básico sobre escrever: informações essenciais

E cá estou eu de novo, agora sim começando com algumas informações básicas. Este post é sobre o tipo de informações que se pedem no requerimento de fanfics, mas explicarei tudo devidamente, centrando-me na escrita da sinopse. Há pessoas que escrevem sinopses de uma forma horrível, desculpem lá dizê-lo assim. E quando fanfics de alguma obra estão classificadas como "originais"? Que irritante! Só por essa falta de profissionalismo, eu já desisto de ler. 

Informações essenciais
Nos livros, nem todas as informações das quais irei falar a seguir são determinadas, e muitas vezes ficam a carga da interpretação dos leitores. Porém, nas Fanfics [ver noutro post], todas devem ser decididas previamente, pois ajuda os leitores a usar os filtros nos sites devidos. As informações que remetem principalmente a Fanfics estarão assinaladas com um asterisco.

» Título da obra: Não há muito a explicar, ficando a carga da criatividade e gosto do autor. Deve apenas relacionar-se com a obra e ser minimamente chamativo. Há 4 maneiras de escrever um título: Com uma frase (Ex: Quando te conheci), com uma oração (Ex: A minha amiga parecia uma extraterrestre), começando com um artigo (Ex: O perfume) ou uma palavra única, sem nenhum artigo antes (Ex: Veneno). Mais detalhes: www

» Autor: Bem, ou é o verdadeiro nome do autor, ou é um pseudónimo, mas hoje em dia os pseudónimos estão a cair em desuso. Um dos casos mais recentes é o pseudónimo de J.K.Rowling, Robert Galbraith.

» Géneros*: São os assuntos que a obra aborda [ver os vários géneros aqui: www]

» Fandom*: Como as Fanfics costumam ser sobre algo já existente (celebridades, livros, animes, filmes, jogos…), muitas vezes nas categorias é pedido o fandom, sobre o que é a história. Caso não seja sobre nada que já existe, é classificada como fic original/webnovel.

» Tema: Raramente aparece onde quer que seja, mas é útil definir bem, para quando alguém perguntar sobre quê que trata a obra. É um misto entre sinopse e géneros, ou seja, uma forma de dizer como é que cada género será trabalhado com base no enredo. São as questões levantadas [melhor explicado noutro post]

» Personagens*: Nos sites de Fanfics, costuma ser pedido quais são as personagens que protagonizam a história que vai ser apresentada (Não da história original. Por exemplo, a saga Ciclo da Herança é protagonizada por Eragon, mas o protagonista da fanfic pode ser o Murtagh).

» Ship*: Ships são os casais que são apoiados. Como é muito comum as Fanfics serem sobre o romance entre duas personagens, esta tem-se tornado uma categoria bastante pedida, mesmo quando já está subentendido na sinopse.

» Avisos*: Avisar, por exemplo, se a Fanfic é para maiores de idade, e se irá conter cenas de violência ou de sexo (este pode ser dividido entre hentai – sexo entre personagens de género diferente – lemon – sexo entre dois homens – e orange – sexo entre duas mulheres). Em Fanfics para maiores de 13 a classificação deve avisar se contém temas relacionados com política, religião, drogas, abuso, sexualidade, guerra, morte, suicídio ou depressão. [ver mais informações noutro post]

» Sinopse: Em qualquer dicionário, a sinopse é definida como uma versão encurtada de um texto, um sumário ou "resumo" da obra - contudo, sem spoilers. É um elemento essencial pois é o primeiro contacto que os leitores têm com a história, embora nas Fanfics muita gente tenha preguiça de escrevê-las, o que é um erro. Aqui estão algumas dicas breves para escrever uma sinopse razoável, e a seguir exemplos de boas e más sinopses:

1) Tamanho mediano, nem demasiado detalhada, nem pobre demais. Jamais deixar em branco; 
2) Não exagerar nos adjectivos nem descrever coisas muito concretas. É necessário focar nos acontecimentos; 
3) Com “focar nos acontecimentos”, refiro-me a introduzir a situação do mundo e os primeiros percalços que acontecem ao protagonista, e não descrever tudo o que acontecerá ao longo da história; 
4) Não colocar avisos pessoais para os leitores (nada como “é a minha primeira vez a escrever uma fic”), isso poderá ser dito nas notas do autor, após os leitores acederem à obra; 
5) NUNCA ESCREVER EM CAPS LOCK, DÁ DORES DE CABEÇA E PASSA A IMPRESSÃO DE QUE SE ESTÁ A GRITAR; 
6) Manter a coerência e as frases concisas, curtas; 
7) Usar alguma frase impactante no final, muitas vezes uma pergunta retórica ou o verso de algum poema/música. É mais chamativo e algo muito recorrente nas sinopses de Fanfics.

Bem escritas (algumas são de obras oficiais)
1) Sinopse do anime Akatsuki no Yona (oficial): “Yona é filha única do segundo rei do Reino de Kouka, vivendo uma vida luxuosa e despreocupada como uma princesa deveria. Ela tinha de tudo, de roupas de luxo até um pai dedicado, e tinha sido tratada cuidadosamente por seu pai amoroso e protegida por seu amigo de infância, Hak. Mas seu mundo quase perfeito desaba num piscar de olhos assim que acontece um golpe interno realizado por aqueles que buscam poder, no seu 16º aniversário, quando seu primo amado Soo-won mata seu pai e reclama o direito ao trono. Após fugir, Yona, que outrora não podia tocar em armas, anseia recuperar o que antes lhe pertencia. “
2) De uma fanfic: “Uma música, uma troca de olhares. Depois de ficarem presos no colégio por causa de uma repentina tempestade de neve, Kurt Hummel e Blaine Anderson resolvem passar o tempo fazendo o que mais gostam: Cantando. Depois de uma canção no piano que significou mais do que simples palavras, um beijo acontece. Tudo seria perfeito se Blaine não namorasse Sam Evans, melhor amigo de Kurt. Agora cabe a ele tomar uma decisão: Contar o que aconteceu, colocando essa amizade em jogo ou manter o que aconteceu naquela sala do coral em segredo, inclusive seus sentimentos.”
3) Sinopse (oficial) do livro O Império Final: Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais – a Alomância – que o transforma num “nascido nas brumas”, alguém capaz de invocar o poder de todos os metais. Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…

Mal escritas (são tiradas diretamente de fanfics, mas o objetivo não é ofender nem desmerecer a obra, portanto não direi o nome dela)
1) Muito confusa, pouco esclarecedora, com excesso de pontos de exclamação e alguns tropeços na gramática: "Ok nova sinopse! Eu sei estou sempre a mudar, mas parece que nenhuma é perfeita então estou sempre a tentar melhorá la - Não cresci mais. Fiquei só! Antes tinha uma vida, podia não ser boa, mas era melhor do que a que tenho agora! Agora minha vida é uma confusão total! Estou presa ao meu passado e presente que nem sei se vou conseguir mudar meu destino! E será que muda lo resolve? Amigos!? Não tenho muitos… mas eles vão me ajudar tal como ajudaram a destruir meu futuro. Mas será que o destruíram para melhor? O mundo mudou graças a mim.. Se não me tivesse tornado no que sou agora o mundo seria diferente. Mas será que isso é bom? Nada está certo, mudei? Então como? Caí em mim, terei as respostas todas na altura certa e quando estiver preparada. Não sou quem pensava que era, mas também não gosto do que me estou a tornar. Mas é meu futuro será que fugir dele é solução? Deuses e o Diabo meus novos amigos! Magia, poderes sobrenaturais e criaturas lendárias! Mundo real? Não me parece, mas esse mundo pertence a uma parte de mim. Eu pensei que era normal, apenas uma rapariga com alguns problemas..... mas meu futuro parece não dizer isso! Será que vou conseguir unir os dois mundos, ninguém agora acredita em demónios e criaturas lendárias em pleno século XXI. Será que virei louca?! o-O"
2) Curtíssima: "Há anos os deuses guardam um misterioso segredo que ira arruinar a vida de todos os semideuses."
3) Uma sinopse em primeira pessoa resultaria, se não tivesse sido apresentada de forma tão animada, com tantos pontos de exclamação e palpites sobre o que os leitores estão a pensar. "Chato" é uma palavra a excluir: “Oi gente, meu nome é Carina! Carry se preferir! Outro dia, "conheci" duas pessoa, e vocês não vão imaginar no que eu me meti, como e por quê! E é isso que vou contar, não posso guardar para mim algo tão importante, ainda mais envolvendo minha fa... acho que falei demais! Devem ter ficado curiosos! Que chato! Eu sempre faço isso! Mas se quiserem saber o que escondo, é só ler!”

Sem comentários

Enviar um comentário