segunda-feira, 6 de abril de 2015

Criação de personagens: caraterísticas físicas e aparência

Segunda parte sobre personagens! Já falei sobre as informações básicas, agora irei falar da aparência. Enfim, toda a gente sabe descrever personagens, até mesmo imagens de anime podem servir como inspiração, mas há mais algumas coisas a dizer sobre o assunto. Etto... não sei o que mais dizer na introdução, vamos ao post.

Caraterísticas físicas e aparência
A aparência pode influenciar bastante a primeira impressão dos leitores, então é melhor ter cuidado com o significado das cores e em como o estilo da personagem se relaciona com a sua personalidade. Claro, o aspeto pode ser usado precisamente para induzir os leitores em erro. E, naturalmente, não despeje todos os detalhes sobre a aparência de alguém de uma vez, descreva-a apenas em linhas gerais, referindo pontualmente algum detalhe distintivo. E relacione, se tiver alguma utilidade fazê-lo, a aparência da personagem descrita com a dos pais, caso o narrador já os tenha visto.


  • Exemplo de aparência condizente com a personalidade: A personagem é uma rapariga delicada e que adora moda, é suficientemente sociável e gentil, gosta de ver séries e estar com as amigas. Na sua primeira aparição, surge com um estilo vintage, misturando peças de roupa novas com algumas mais antigas: uma camisola de tule branca e um blazer escuro, uma saia cintada às pregas de amarelo torrado, meias escuras e altas e sapatos pretos, uma carteira prática e acessórios com flores – talvez brincos e uma pulseira. O cabelo castanho, ondulado, caía em cascata sob os ombros.    
  • Um exemplo de aparência que contrasta com a personalidade: A personagem apresentou-se com uma saia pregada e camisa, num estilo colegial, óculos pequenos e rabo-de-cavalo, transmitindo um ar de intelectualidade e de comportamento dentro das normas. Porém, essa rapariga gostava de rock e música metálica, não era sequer boa aluna na escola, tinha uma banda de rock iniciante e estava a pensar em entrar no karaté.

Uma dica interessante é tentar desenhar a personagem, ou pedir a algum amigo que saiba fazer uns rabiscos para o fazer. Também se pode usar imagens da internet como referência.

» Forma do corpo: Altura, se é gorda ou magra, largura dos ombros, busto, quadris e cintura, se as pernas são altas ou baixas, se tem ou não músculos. 

» Rosto e cabelo: Se o cabelo é curto ou comprido, liso ou encaracolado, como é o penteado e de que cor é. De que cor são os olhos, o seu formato – amendoado, rasgado, fechado, pálpebras salientes, com olheiras, perscrutadores?... – e como são os cílios, o nariz, os lábios, as orelhas. Cor de pele, cor de olhos, se tem sardas, se usa óculos, se o rosto é redondo, quadrangular ou oval, se tem as faces cavadas ou uma aparência revigorada. 

» Estilo: A que moda adere, se prefere um estilo mais prático ou detalhado, comportado ou provocativo, moderno ou retrógrado. É necessário descrever também o porte da personagem: se anda de costas direitas ou ombros descaídos, se é expressiva ou se é difícil de ler as suas emoções. 

Sem comentários

Enviar um comentário