quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Básicos: procurar informação

Mais um artigo destinado a falar do planeamento por trás da escrita de uma história. É algo de que eu gosto muito, mas provavelmente desanimará algumas pessoas que possam achar este tópico semelhante a estudar... Há quem diga que, ao escrever um livro, basta expor as nossas ideias e opiniões – será que isso invalida a necessidade de pesquisar informação? Não. 


É muitíssimo importante fazer pesquisas antes de escrever o que quer que seja. Se o intuito da obra é expor alguma teoria filosófica, estude outras teorias. Se a história se passa num mundo de fantasia medieval, estude essa época, estude sobre várias culturas. Se uma das missões do protagonista é resolver um quebra-cabeças, aprenda a fazer quebra-cabeças originais e desafiadores. Estude sobre lendas, estude sobre relacionamentos e depoimentos de vítimas que sofrem com eles, estude sobre história, sobre música, sobre a psicologia das cores, sobre hobbies, sobre animais, sobre leis, sobre armas, sobre outras obras e autores, sobre estilos de escrita, sobre mitologia, sobre moda, sobre arte, sobre TUDO. 

Porquê fazer isso, se já tem as ideias que queria? Para aumentar a credibilidade. Não, não faça da sua obra uma enciclopédia – esse é muitas vezes um erro cometido por quem sabe demais e quer expor tudo o que sabe. Restrinja-se ao termos essenciais. A vantagem de adquirir uma grande bagagem cultural é, ao escrever, ter a nossa maneira de escrever influenciada por aquilo que sabemos, permitindo entrar em detalhes e descrevendo o funcionamento das coisas de forma a ser facilmente acreditada pelos leitores.

Onde pesquisar compete a cada um – tanto a internet como os livros são fontes válidas, mas procurar extrair informação de outras pessoas que tenham experiência no assunto em questão também é importante. 
  • Este é um site útil para procurar sobre qualquer coisa é o Wiki How: www
  • Recomendo ainda postagens aleatórias que eu vou acumulando sobre qualquer assunto: www

Sem comentários

Enviar um comentário