quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Básico: Diferença entre enredo, história, narrativa e tema

Outro post essencialmente teórico, em parte dispensável, mas que deixa quem percebe do assunto mais profissional naquilo que faz, por estar a escrever de forma consciente. Sem grandes introduções, digamos apenas que grande parte das pessoas confunde as 4 coisas e é necessário saber distingui-las. Preste atenção às palavras sublinhadas.

» Enredo: Relaciona-se com a sequência de acontecimentos e com a sucessão de ações/reações dos protagonistas. É algo objetivo, físico, concreto, tendo como base o comportamento da personagem.

» História: Assenta na maneira como o protagonista se sente em relação ao enredo, relacionando-se com as suas reações emocionais e os seus conflitos internos. E algo subjetivo, mental, abstrato, tendo como base as emoções da personagem.

» Narrativa: É a maneira como o autor decide apresentar a informação, conectar acontecimentos e reações do protagonista, relaciona-se com a ordem e quantidade de informação fornecida. Baseia-se nas reações que o autor deseja provocar nos leitores.

» Tema: É a questão fundamental que acompanha a obra, e que o escritor se propõe a responder. São os acontecimentos que permitem debate e reflexão sobre diferentes pontos de vista, todos à volta de um assunto central, e expondo a opinião do autor.

Sem comentários

Enviar um comentário