quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O básico: Criar um rascunho

Antes de começar a escrever a história, há toda uma fase de planificação, que passa também pela criação das personagens [www] e do mundo [um artigo furturo]. Porém, essa não é a única coisa a planear. É necessário planear também o enredo TODO. Isso irá empreender várias fases:

» Primeira fase: é a própria sinopse, onde a história é descrita em linhas gerais e se aproveita as ideias iniciais que nos levaram a começar a escrever. Como já dei diversas indicações sobre como escrever uma boa sinopse, vou abstrair-me de dizer mais.

» Segunda fase - Planificação geral: Aqui é onde se faz um resumo da história, lembrando que a sinopse não é um resumo, apenas uma introdução. Mais precisamente, esta fase serve para traçar o percurso dos protagonistas e definir superficialmente uma linha temporal. “Primeiro acontece tantos, o protagonista conhece não sei quem, dirige-se a não sei onde por causa disto, a seguir…” Deu para entender a ideia, suponho. Detalhe o que for necessário, mas não escreva demasiado. Os detalhes entrarão na fase seguinte.

» Terceira fase – Planificação particular: Após a fase 2, deve ser feita uma planificação por capítulo. Aqui estabelece-se em que capítulo sucede o quê, demarcando bem a linha temporal e atentando nos detalhes necessários. Por exemplo, se na fase 2 foi estipulado que uma personagem encontraria algum item que modificaria algo na história, aqui é descrito o próprio item e o contexto em que foi encontrado. Reserve pelo menos uma página para cada capítulo, pois pode sentir-se inspirado mais tarde e querer acrescentar ou mudar cenas em cada um deles. Não se esqueça de estabelecer pontes entre os capítulos, a não ser que esteja a escrever contos desconectados. Esta é, provavelmente, a parte mais trabalhosa e demorada de escrever uma obra, mas quando começar a fazê-lo, verá que valeu a pena ter este trabalho inicial.

Algumas pessoas, principalmente autores de fanfics, preferem uma escrita inteiramente espontânea, ou então não passam da segunda fase da planificação - é um pouco o que eu faço também, e não considero que tenha nada de errado. É, até, algo bem mais divertido. É normal que tal aconteça na escrita de fics, já que muitas vezes o processo de escrita das mesmas combina com o estado de espírito da autora, ou que a intenção é apenas agradar aos amigos criando "momentinhos" que recebem mais atenção que o resto do capítulo. São escritas de forma bem "ao sabor do vento", conforme a criatividade e a disposição - e, pessoalmente, consigo gostar tanto ou mais delas do que de livros. Aqui um post bom sobre como é ser surpreendido pela própria escrita: www

Sem comentários

Enviar um comentário