segunda-feira, 6 de abril de 2015

Criação de personagens: informações básicas

Ohayou ^^ Como eu disse, aqui não irei postar apenas as minhas fanfics, mas também dicas para escrever bem. A ordem com que posto será relativamente aleatória, pois no word já escrevi tudo o que queria sobre as personagens, e só agora me ocorreu criar um capítulo com as informações básicas. Gómen. Tentarei remediar isso em breve. Do capítulo das personagens, esta é a parte 1. Não tenho muito mais a dizer nesta introdução, quem me conhece do FS sabe que lá é onde eu tagarelo mais.

Informações básicas
» Nome: O nome da personagem irá depender, principalmente, do local onde esta mora. Num mundo de fantasia, por exemplo, o nome pode ser inteiramente inventado. Já num mundo real, pode ser um nome inglês, português, espanhol, francês, tudo considerando as origens da personagem. Outra coisa que é interessante considerar, e é quase sempre respeitada pelos japoneses na escrita dos seus mangás, é o significado dos nomes. Há vários sites úteis para esse propósito.

» Moradia: Também fica ao critério do autor. É importante lembrar que a personagem pode ter nascido num local e acabado a habitar noutro, ter um estilo de vida nómada ou sedentário. O local onde esta cresceu irá influenciar a sua mentalidade, estilo de vida e cultura. 

» Idade e género: São duas coisas que muitas vezes são escolhidas à sorte, mas que pesam imenso na personalidade da personagem. Por exemplo, se a personagem é do género feminino, ela assume um comportamento típico do seu género ou é do tipo que se revolta quando lhe dizem que as raparigas só devem brincar com bonecas? E como é a sua orientação sexual? Quanto à idade, compete ao autor decidir se esta influencia proporcionalmente a maturidade ou esta sofreu alguma experiência, no passado, que a tenha feito crescer mentalmente mais depressa. Nada de contradição! Se a personagem tem 7 anos, e cresceu normalmente, é natural que tenha um comportamento mais infantil, a toda a hora – para ela começar a comportar-se de forma mais “adulta”, é preciso arranjar algum tipo de explicação.

» Ocupação: Há 3 requisitos básicos e perguntas subsequentes: 

  • A personagem ainda está a estudar? Que notas tira? Por própria iniciativa, por obrigação ou por influência dos amigos? Gosta de aprender? Quais são as suas matérias favoritas/mais detestadas, ou as que considera mais fáceis/difíceis? 
  • Quais são os seus hobbies? De que modo é que os seus hobbies reflectem o gosto e personalidade da personagem? Ela encara-os seriamente, ou adianta-os de forma descompromissada? Pretende ganhar reconhecimento através deles?
  • A personagem está a trabalhar? Se sim, qual é a sua profissão? De quê que gosta e não gosta do seu trabalho? Está a trabalhar em algo que gosta, ou em algo que não gosta por necessidade/obrigação? Está à procura de reconhecimento, de dinheiro ou de uma forma de passar o tempo? Até que ponto precisa desse dinheiro? Que tipo de pessoas conhece no seu trabalho?

Sem comentários

Enviar um comentário