quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Criação de personagens: Plano de fundo e passado das personagens

Este post há de parecer um quanto irrelevante, e é curtinho em comparação com muitos, mas o facto é que importa. O passado das personagens determina como é que estas lidarão com os acontecimentos futuros, e também influência as suas personalidades. É ainda algo interessante de ir revelando com tempo, não tudo de uma vez - só assim será permitido ao leitor se ir afeiçoando à personagem. 

Há dois grandes tipos de passados que podem definir uma personagem:

» Um passado transbordando de normalidade - A personagem levou uma vida feliz, com os seus altos e baixos, naturalmente, mas nada que se desenquadre de uma vida normal. Assim, é esperado que as atitudes da mesma estejam de acordo com a sua idade e outros factores.

» Um passado marcado por acontecimentos importantes - Sejam perdas, traumas, promessas, viagens, derrotas, ou então vitórias e momentos tão gratificantes que, se forem postos em causa com o avançar da trama, afectarão imenso a personagem.

É necessário ainda pensar em como, a partir do momento presente, se desenvolverá a personagem e de que modo é que o seu desenvolvimento se enquadra no enredo, que motivos impelem os novos acontecimentos. Tudo é uma questão de causa-consequência, e especialmente em histórias, é preciso ter muito cuidado para não deixar que nada seja obra do acaso. Então, ainda que se omita um grande número de explicações/causas, é imprescindível que o próprio autor as conheça. 

Sem comentários

Enviar um comentário